sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pol Pot, Khmers Vermelhos, sabias que...

Sabias que...?
  1. O criminoso e sanguinário regime de Pol Pot sempre foi criticado pelo PCP.
  2. O regime de Pol Pot - dos Khmers Vermelhos - foi derrubado pelos comunistas vietnamitas com o apoio da URSS que intervindo no Cambodja puseram, sob protesto e ameaças do governo dos EUA, termo ao bárbaro genocídio que ali se verificava.
  3. Os chamados «khmers vermelhos» desde que conquistaram o poder sempre foram apoiados pelas sucessivas administrações dos EUA.
  4. Após a queda do regime dos kmers vermelhos criou-se um governo que se propôs iniciar a recuperação do país. Esse novo governo foi alvo de uma intensa ofensiva por parte dos EUA, da Grã-Bretanha, da França e da China. Estes exigiam que os "polpotistas" estivessem representados no novo governo.
  5. Na época os altos dirigentes dos EUA, incluindo o seu Presidente, elogiavam Pol Pot e negavam a dimensão e crueldade do genocídio. Exigiam que ele fosse um cidadão cambojano de plenos direitos, com direito a ser eleito.
  6. No Conselho de Segurança da ONU só a então União Soviética tomou posição clara e inequívoca contra os crimes de Pol Pot e defendendo uma solução democrática para o país.
Eu não sabia.

(Copiado e adaptado de Cravo de Abril e O Castendo.)

Sem comentários: