terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Burguesia e Proletariado - duas notas de Engels no Manifesto Comunista

Pelo blog do Vasco fico a saber que o Manifesto Comunista foi escrito há precisamente 164 anos. A transcrição feita no post é da fase inicial da obra, trata-se de um trecho fantástico. O Manifesto é, como se costuma dizer, de leitura obrigatória.

O objectivo deste post é contudo duas notas que Engels adiciona na edição inglesa de 1888 quanto aos termos burguesia e proletariado. Por os termos levantarem questões que me são frequentemente feitas vou transcrever as duas nota:
  • Por burguesia entende-se a classe dos Capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social e empregadores de trabalho assalariado.
  • Por proletariado, a classe dos trabalhadores assalariados modernos, os quais, não tendo meios próprios de produção, estão reduzidos a vender a sua força de trabalho para poderem viver.
É importante notar que ambas as classes sociais estão definidas quanto à relação que as pessoas têm com os meios de produção. Na linguagem corrente - logo também no pensamento dominante - o conceito classes sociais costuma ser uma referência ao poder de compra. Sobre isto sugiro este curto e elucidativo texto, aqui.

Sem comentários: