terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A guerra começa antes da Guerra

O Pirata é um personagem deste blog que volta e meia rouba umas citações algures na web. Ele diz que tem dois achados perfeitos aqui para o Três Parágrafos.
Vamos então para as citações que o assunto é sério.

A primeira:
Parece que o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH), que alimenta os media mundiais acerca da situação que se vive naquele país, e que todos os dias acrescenta centenas de «mortos» à sua lista, tem sede em Londres e é controlado pelos Irmãos Muçulmanos. Está também em contacto directo com o ministério dos Negócios Estrangeiros britânico e é financiado pelo "National Endowment for Democracy", organização que retira, ela própria, os seus recursos do Congresso dos Estados Unidos.

Chama-se a isto uma fonte credível?

A segunda:
Os americanos quando querem cilindrar um país têm duas linhas de argumentação: ou o governo desse país (que passa logo a "regime") massacra o seu próprio povo e a guerra é "humanitária" - Jugoslávia, Líbia e agora Síria; ou está a desenvolver armas de destruição maciça e a guerra assim passa a ser "defensiva" - Iraque e agora o Irão e quem sabe a Coreia.

Daí deixo um conselho, quando eles vierem com esta conversa, por favor desconfiem... [daqui]
Ambas as citações são da autoria de Gustavo Carneiro.

É fácil notar como os média dos grandes grupos económicos são na maioria do tempo meros porta-vozes dos seus governos, e é mais fácil de perceber isso quando são assuntos de geoestratégia e militares. Muito raramente os veremos a fazer uma análise rica dos vários interesses num conflito. Desconfio sempre destes média e todos os dias me dão razões.

Sugestão de leituras sobre a Síria:

Sem comentários: