terça-feira, 6 de março de 2012

Classe operária (e engenheiros)

A citação abaixo é mais um sublinhado ao livro Pequeno Curso de Economia a juntar aos que aqui tenho deixado no blog. O sublinhado vai de encontro ao pensamento que fui desenvolvendo de que é correcto incluir como pertencente à classe operária os engenheiros. No entanto, mesmo entre outros marxistas noto que se evita uma classificação tão abrangente do conceito classe operária. Incluir um engravatado nessa classificação desafia a imagem que temos do operário de fato-macaco... Vamos ao sublinhado:

A classe operária é composta pelos proletários dos campos, das minas, das fábricas e dos estaleiros, mas também (...) por aquela parcela dos trabalhadores que intervêm na preparação do trabalho industrial (técnicos, engenheiros, desenhadores, informáticos, empregados dos serviços de planificação e dos centros de cálculo) ou que contribuem para o processo de fabricação, particularmente no domínio da logística industrial (...) e das telecomunicações (...).
Também integrarão a classe operária os trabalhadores do comércio, dos escritórios e dos outros ramos dos serviços (...).

Três elementos comuns a todos estes estratos de trabalhadores estão na base da sua classificação como classe operária:
  1. o assalariamento (...);
  2. a participação directa ou indirecta na produção de mais-valia;
  3. a contribuição para criação de valor de uso das mercadorias.
Do livro:
Pequeno Curso de Economia, Fernando Sequeira, Gorjão Duarte, Sérgio Ribeiro, Ed Avante!, (p 157).


Contudo, há diferenças, tanto objectivas como subjectivas, entre os distintos grupos de proletariado. O proletariado industrial desenvolve, normalmente, uma maior consciência social e de classe, sendo por isso mais combativo. Frequente também, como por exemplo entre engenheiros, estes nem sequer se reconhecerem como pertencentes à classe trabalhadora, quanto mais designarem-se com os termos classe operária. Quanto a consciência de classe, vem-me à cabeça como muitos dos meus colegas de engenharia falam com desprezo dos operários (serventes, pedreiros, electricistas, etc).

Mas tudo isto faz alguma confusão, afinal na linguagem comum, tal como vem no dicionário, o operário é a "pessoa que tem ofício manual ou mecânico, sobretudo no sector industrial".

Sem comentários: