sexta-feira, 9 de março de 2012

Estaleiros de Viena Vs Estaleiros do grupo Martifer

Há pouco mais de um mês o PCP apresentou um projecto para financiar e salvar os estaleiros navais em Viena do Castelo. Mas o PSD e o CDS votaram contra. O financiamento permitiria salvaguardar postos de trabalho e um importante dinamizador económico da cidade de Viena do Castelo. Permitia aos estaleiros construir dois navios da Douro Azul (negócio que se perdeu há um mês atrás).

Agora, surge a noticia de que A Navalria, estaleiros detidos pelo grupo Martifer, ganhou a adjudicação dos dois novos navios da Douro Azul num negócio superior a 20 milhões de euros. E lá se vai promovendo a destruição do que resta da indústria nacional e pública em proveito dos interesses dos privados.
«O executivo do Estado moderno não é mais do que uma comissão para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa».

Marx e Engels
Não se finjam admirados. É claro como a água: o PSD, o CDS e este governo (tal como os anteriores) não são (ou foram) mais do que extensões políticas do grande capital. Podem ter no seu interior quem defenda honestamente os interesses do povo trabalhador, mas a prática demonstra que não são mais do que partidos ao serviço dos grandes grupos económicos. Quanto mais exemplos serão precisos? (dois exemplos aqui: O executivo Estado moderno...)

Leitura recomendada:
«Cronologia de Almoços, Falências e Oportunidades», in Ad Argumentandum

Sem comentários: