terça-feira, 11 de setembro de 2012

Discurso de Jerónimo de Sousa na Festa do Avante!

É longo o discurso. Está lá tudo, ou quase tudo. A situação não se resolve com superficialidade e seus truncados excertos televisivos do discurso. Aqui está uma fantástica intervenção de Jerónimo de Sousa... É com os comunistas que está a mais assertiva resposta à agressão de classe a que estamos sujeitos, quer gostes quer não. Agora, em modo de escuta e reflexão:


Gostaria de destacar vários trechos, mas opto por este:

"Há quem diga que, perante o fracasso desta política de desastre nacional, estamos perante aprendizes de feiticeiro, vítimas do ricochete do seu próprio feitiço.

Puro engano!

Eles não são principiantes! Eles são mestres na arte da exploração dos trabalhadores e dos povos, para servir os senhores do dinheiro. Na sua maioria cursaram e fizeram tirocínio nas escolas do pensamento neoliberal, nos alcatifados da União Europeia e nas mais afamadas administrações dos grupos económicos e das grandes instituições financeiras, cujas portas estão sempre abertas a um regresso, depois de uma “sacrificada comissão de serviço público”. Eles são peritos na arte da mistificação. Eles nunca se enganam na receita e o feitiço nunca se vira contra eles, nem contra os interesses que servem, mas contra os trabalhadores, contra o povo."
Assim, evidenciado o cariz de classe das intenções daqueles que nos governam (como podemos ir comprovando aqui), o Vasco fez-me notar que o discurso foi também um "discurso da esperança. Um discurso que diz, sim é possível uma política diferente. Sim é possível um Portugal digno. Sim é possível viver noutro modelo, num modelo que se centre nas pessoas e nas suas necessidades" (vejamos aqui).

Sem comentários: