quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

The Hours - 9

The Hours é um excelente filme. É-o pela história com enredo complexo e bem construído, pelas actuações dos actores, pelo tema... A morte, sempre presente no filme, intensifica a importância e a reflexão perante todos os pormenores no quotidiano dos personagens. A Virginia Woolf (Nicole Kidman) é-lhe perguntado:
- No teu livro, dizes que alguém tem de morrer. Porquê?
- Alguém tem de morrer para que possamos valorizar mais a vida. É pelo contraste.
The Hours (trailler)
Não sei bem que palavras usar para dizer que este assunto é um dos que mais me fascina: o suicídio. A valorização feita pelas pessoas à vida coexiste com esta curiosa acção que é a decisão de terminar com a própria vida. Tudo me interessa, inclusivamente o estados psíquicos que levam às horas parecerem horas e horas...

Felizmente temos a capacidade de podermos terminar com a nossa própria vida. Pessoalmente, poucas são as coisas que mais me assustam, do que imaginar-me impossibilitado a nível motor de me matar caso queira. O suicídio talvez seja o último reduto da dignidade perante uma ausência de qualidade de vida e, nesse caso, uma capacidade fundamental de libertação individual. Mas não sei bem que palavras usar.

1 comentário:

Ana Coelho disse...

As Horas é o meu livro e filme preferido e penso que a critica que fez está fantástica. Tirou-me as palavras da boca.