terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Colectânea de artigos (Dezembro de 2012)

  • Dimitrov* não diria melhor, in Companheiro Vasco;
    trecho da intervenção de Paulo Raimundo no Congresso do PCP, numa abordagem com paralelismo com a frase de Giorgi Dimitrov: «Trabalho de massas, luta de massas, resistência de massas, frente única, nada de aventuras – tal é o alfa e o ómega da táctica comunista.»;
  • Isto é Portugal, in Um Tal de Blog;
    Reportagem obrigatória da RTP para conhecer uma realidade que até como números muitos preferem ignorar. É a miséria da classe trabalhadora tanto na chamada classe baixa como na média. Crianças com fome.
  • O Estado Híbrido e a Democracia Avançada, in Império Barbaro;
    O Estado Social é uma ilusão terminológica (...) que aponta o Estado como uma espécie de mediador de garantias (...). Ou seja, assenta em primeiro lugar na ideia de que o Estado não é um instrumento de repressão, mas apenas de organização - (...) - assegurando ao rico a liberdade de mercado e ao pobre a protecção da exclusão gerada por essa liberdade de mercado. (...).
  • Acima do Bem e do Mal, por Carlos Morais, in Resistir.info;
    Excelente síntese expondo que a luta armada na Colômbia é uma necessidade, a partir de uma breve contextualização histórica e uma caracterização da terrorista oligarquia contra o seu povo, enquanto critica o actor Luis Tosar pelo seu cobarde descomprometimento e frivolidade perante o assunto.
  • Bayer Leverkusen. Ao cuidado de Jorge Jesus, in Lateral Esquerdo;
    uma observação exaustiva dos processos tácticos do Leverkusen, resultando numa lição de futebol. Uma peça exemplar de como se deve tratar o futebol na blogosfera.
  • URSS, 90 anos depois, in Kontra Korrente;
    Um texto que dá uma boa perspectiva de como pensam e sentem os comunistas acerca da URSS. Nem todos pensam assim, mas penso ser esta a forma mais adequada de olhar para a URSS.

Sem comentários: