quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Medo e os Contos de Fadas

Há uns anos passei uma passagem de ano novo na Amareleja, em Serpa, em casa de um amigo. Uma estrada pouco caminhada dava acesso à central fotovoltaica, mas após a Central a estrada continuava servindo um propósito que me ficou um mistério. Espanha, ou um portal intergaláctico, imagino que um deles fosse a razão da estrada continuar. Nunca saberemos!
The Village (2004) - 10
Essa estrada, para o grupo de amigos em que estava inserido, era só a referência para não nos perdermos ao nos intrometermos pelo bosque adentro... Longas árvores. Rochedos! Barulhos e cheiros estranhos. Coelhos. Um sofa! Silvas. Frigoríficos. Pássaros. Sacos de plástico e pneus. O rio, poças de água e mais silvas por todo o lado. Humidade e um esquentador! Muito mobiliário! Cobras e piu-pius a cantar. Caminhamos e caminhamos... Foi uma caminhada (mais ou menos) deslumbrante pela floresta!

O nosso amigo, que ali tem casa, contou então uma história que se conta acerca daqueles caminhos por onde andávamos. Infelizmente, não me recordo como ela era exactamente, mas salvo erro, envolvia crianças que quando ali iam brincar, desapareciam, após serem atraídos pelo choro de um bebé que terá, há muitos anos, ali ficado após sua mãe naqueles caminhos ter ido desengravidar! Talvez tenha introduzido elementos novos à história, ou então corrompi-a quase totalmente, mas estou certo que mantive aquele que foi para mim o motivo, pelo qual, aquele conto vive de boca em boca até hoje. Esse motivo é meter medo às crianças para ali não irem brincar, mantendo-as assim afastadas e a salvo dos perigos que aquela zona florestal esconde.
Ver Trailler
Os contos têm uma função importante no desenvolvimento das crianças, alertando-as, pelo inconsciente, ajudando-as a defenderem de perigos que ainda não têm capacidade para assimilar. Vejamos, por exemplo, uma função do conto do Capuchinho Vermelho. No conto...
...o Capuchinho Vermelho chega a casa da avó, mas quando lá chega já antes um comunista lhe tinha na cama comido a avó. Tem uma conversa muito apelativa na cama para crianças mas extremamente enfadonha para um adulto e zás! O comunista come o Capuchinho Vermelho! Um caçador entra...
Peço desculpa, não era um comunista, mas um lobo; enfim, é um pormenor "sem" importância. 
Um dos filmes mais interessantes que vi ultimamente
Não devemos ter pudor nem receio em contar esta desagradável estória. É um conto que tem tantas interpretações como possíveis funções para o desenvolvimento de uma criança. Afinal, alguém, no seu perfeito juízo se viraria para uma criança de 5 anos para lhe explicar, em tom grave, que ela deve ter cuidado com os predadores sexuais?! Ou confiaria num simples aviso de que os lobos são perigosos?

O medo é fundamental para a sobrevivência. Afasta ou acautela-nos dos perigos. Isto dos contos, como a estória da Almeraleja, é o medo a ser explorado em boa causa, contudo, quantas "estórias da carochinha" não nos entram pelos ouvidos e, constantemente, pela televisão? Não são só as crianças a tomarem estórias como verdadeiras e a deixarem-se manipular pelo medo.

Sem comentários: