terça-feira, 9 de setembro de 2014

O problema fundamental do nosso pensamento


Sempre me fascinou pela negativa a tendência generalizada para se complicar.
- Bruno, acreditas que o Mundo existe, certo?
- Sim.
- Então como é que ele se criou? Foi Deus que criou.
 Penso eu, mas não sou erudito, que seria muito mais simples o Mundo ter-se criado por si ou ter sempre existido. Não haveria assim necessidade de se introduzir mais entidades à equação. Contudo...
- Note bem que é uma lógica infinita. Se Deus criou o Mundo então quem criou Deus? - disse eu.
- Mas Deus é deus!
Caiu-me toda a epistemologia em cima, o disjuntor das sinapses disparou e lancei um grunhido!! De seguida ouvi Engels nos céus com a sua barba branca e voz estridentemente fininha:
«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...] Consoante era dada uma ou outra resposta a este problema, os filósofos dividiram-se em dois grandes campos. Os que afirmavam que o espírito era primordial face á natureza, e portanto aceitavam, em última instância, esta ou aquela criação do mundo [...] constituíram o campo do idealismo. Os outros, que consideravam a natureza primordial, pertencem às várias escolas do materialismo.»

(FH, in Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã Clássica)
 Foi assim que comecei a minha caminhada espiritual.

Sem comentários: