terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Kiev, Ucrânia, Europa, Fevereiro de 2014...


24 de Fevereiro de 2014
Início do Século XXI
Neste blog criou-se uma etiqueta chamada «Rumo ao Fascismo!». Ela não é, obviamente, um apelo a tal configuração política, antes pelo contrário, é um aviso, um alerta que a besta está viva.

Ligo a TV e não oiço revelarem a natureza política dos manifestantes mais activos nos últimos dias em Kiev. Então por que não o dizem? Eles são abertamente fascistas. O apoio por parte dos EUA e UE que recebem, promovendo que a Ucrânia se alie à União Europeia ao invés da Rússia, pôs um termo curioso na baila: euro-fascismo.

Não me interessa dissertar sobre o assunto por agora, mas a União Europeia é predominantemente de cariz fascista. É assim que a vejo. Logo o termo euro-fascismo parece-me muito ajustado.

Lembram-se da referência deste blog ao filme Novecento? Cada vez mais importante revê-lo. Sobretudo por este trecho que retiro do blog Manifesto 74:

O golpe está consumado. UE, EUA, FMI e NATO podem começar a armar a sua oligarquia e impedir que povo ucraniano saia da crise para o lado certo. Está em marcha a nova ordem: Svoboda. É assim que recomeça o fascismo, quando o capitalismo em falência se organiza para endurecer a repressão e a exploração. [link]
As próprias siglas no início da citação é uma consequência de o grande capital já estar organizado, mas... O sublinhado é meu. Fica o apontamento e as reticências para reflexão.

5 comentários:

Anónimo disse...

Comunismo morreu. Ninguém quer mais essa tirania.

http://www.publico.pt/politica/noticia/pcp-vota-contra-condenacao-de-crimes-do-regime-da-coreia-do-norte-1626615

Bruno disse...

E um burro anónimo comentou este e o post seguinte sem topar que fez figura de urso. Se calhar topou, daí não ter assinado sequer.

Vejamos, pois qualquer letrado de boa-fé é capaz de perceber: http://10mil-insurrectos.blogspot.pt/2014/02/declaracao-de-voto-do-pcp-sobre-coreia.html

Anónimo disse...

Deve ser como aquele que diz que a Coreia é uma democracia. deve conhece-l de certeza.

Burro e ignorante ( refiro-me a si) é aquele que segue cegamente este tipo de ideologia e pensa que tudo é manipulação. Uqer convencer aas pessoas que o que se passa na Venezuela, Coreia,ucrânia é apenas obra do seu "diabo"? Abra os olhos e deixe de ser ignorante. Saia de casa e vejo o mundo o os seus olhos em vez de andar a meter artigos apenas do seu interesse. Cresça e apareça. Têm muito que aprender, porque apenas mostra ser um ingorante de primeira linha.

Um partido que nem 7% tem, esta morto. Ninguém vos quer no poder. O muro de Berlim já caiui à muitos anos, para o bem de milhões de pessoas.

Com isto fecho o comentário. Continue a postar e a ignorar opiniões contrárias s suas.isso mostra do muito do que é, e do que defende.

Continue a falar para as paredes.

Bruno disse...

Caros visitantes, isto é engraçado.

Cá está um exemplo - neste anónimo - o oposto àqueles que têm coragem de aprofundar uma temática. O post seguinte escrevi sobre quem tem curiosidade, inteligência e coragem de aprofundar, logo aprender.

Vejamos: ele pegou num título do Público e não foi à fonte ler o comunicado do PCP. Resultado: caiu que nem um patinho na própria manipulação que diz não existir. Fez figura de urso, e alertei-o para o facto.

Podia ter comentado mostrando o seu ponto de vista, mas não. Ainda foi cobarde e não se identificou. Ao deixar impertinentemente um link da Coreia do Norte num post sobre a Ucrânia, sem a cordialidade que costumo empregar, levou-me a ajuda-lo a identificar a própria burrice do acto.

Agora, precisa de extrapolar sobre mim para mandar bocas. Já que não aprofunda os temas, logo poucos argumentos válidos tem para dizer. Má-fé, é o termo. Sartre escreveu sobre isso. Mas nem sobre Aristóteles terá lido ou compreendido, senão teria evitado a grosseira falácia que empregou.

Fica o comentário anónimo como belo exemplar sobre a Má-fé e/ou Alienação. :-)

Anónimo disse...

Caro,

Segundo o seu ponto de vista, PCP votou contra só porque sim, mas como tem um comunicado estamos bem. Muitos parabéns para si, e poucos cegos como voce (felizmente são poucos) que metem a cabeça debaixo da areia e não vem o mundo como ele é. Saia do seu cúbiculo de hipócrisia e estudidez cega e veja o Mundo pelos seus olhos e não se deixe influenciar por ideologias cegas.

Existem problemas na Venezuela, Ucrânia, Coreia e não só, mas não queira convencer ninguem de que são "os diabos" do costume. A situação é grave nestes países, porque lunáticos estão no poder.

Acredito que um pateta como voçe, deve andar encostado ao partido, ver se arranja tacho ( se é que já nao arranjou) e anda aqui a vender o seu peixe. Como eu o percebo. continue assim que vai longe cmarada!

Com isto termino. Bem haja meu grande pateta cegueta.