domingo, 11 de novembro de 2012

Entre todos, votaria no puto

Esta noite estive amigos. Muita conversa, sobretudo a roçar o nonsense, contudo, quase acidentalmente, chegaram a falar em política.

"Só quem é sindicalizado pode fazer greve" - foi o mito que fiz cair por terra. Todos os trabalhadores podem fazer greve.
No entanto, ninguém percebeu que o dever deles era fazer greve. Concordam com ela, partilham muitas das motivações dos grevistas para a fazer, mas, o que mais me impressionou, foi que nem sequer tinham reparado que lhes tocava também a eles a decisão, e o dever, de optar fazer ou não greve. Isto é, não se aperceberam que são cidadãos.

Impressiona-me tamanha alienação. No entanto, um puto de 13 anos, sabendo que sou comunista, curioso, começou a fazer inúmeras perguntas. É claro que já aprendeu quase tudo aquilo que uma sociedade anti-comunista lhe diz sobre o comunismo, mas demonstrou interesse e conhecimento sobre história e política bastante considerável para o que acho expectável em alguém da idade dele. Avisei-o: vê lá se queres mesmo saber as respostas a essas perguntas que me fazes, pois arriscas-te a transformares-te num comunista - falo por experiência própria. Espero que tenha demovido o rapaz dessa ideia absurda de querer achar as respostas às perguntas, não vá ele ganhar consciência de que é um ser social e político.

Sem comentários: