domingo, 8 de abril de 2012

Duas páginas sobre a Segunda Guerra Mundial

História ainda não foi um assunto que me tenha debruçado devidamente, confesso. No entanto, não me arrependo. O tempo foi antes aproveitado noutras direcções, em que destaco a exploração do que era afinal o marxismo, e mais precisamente o materialismo dialéctico. A filosofia e o método de que se trata é a maior mais-valia entre tudo aquilo que aprendi nos livros, artigos, vídeos... A busca e a compreensão do materialismo dialéctico teve como consequência mais óbvia, brutal, e imprevisível, o ter-me tornado comunista.

Óbvia, porque mudou radicalmente a minha forma de pensar. Brutal, porque não é fácil tamanha mudança, em que a transformação pessoal resultou em algo que antes (de certa forma) repudiava. Imprevisível, pois... Talvez um dia acrescente mais sobre isso, mas a contradição que se mantém ainda, e aqui pretendo expor, é a minha enorme ignorância sobre história. O interesse por explorar o assunto foi crescendo juntamente com o evoluir dos estudos sobre Marx e Lenine (entre outros), particularmente sobre a URSS, e a primeira grande leitura foi com o livro Dez Dias que Abalaram o Mundo de John Reed. É uma crónica dum jornalista que descreve os primeiros dias da Revolução Bolchevique. Com a leitura deste livro ficou-me bem mais claro a imensa obra colectiva que foi a Revolução de Outubro, e que será necessariamente qualquer revolução. Se tinha ainda alguma ilusão de que uma revolução poderia ser pacífica, ela perdeu-se de vez. A seguir, lembro-me de ter lido A Mãe, de Gorki - uma história que ocorre ainda sob o czarismo. É uma história de ficção, é certo, mas que faz uma excelente exposição daquilo que cresce dentro das pessoas e se desenvolve no meio dum povo oprimido, até ao momento em que a revolução se realiza.

Ultimamente, a minha curiosidade tem sido espicaçada para estudar a Segunda Grande Guerra por causa de pequenos textos (sobretudo de blogs). Li hoje que este ano faz 70 anos que se iniciou a Batalha de Estalinegrado, e isso serve-me como desculpa para este post em que promovo duas dessas páginas que me têm espicaçado a curiosidade:



1943, Location: Volkhov Front. Nurse or Doctor Kolesnikova prepares wounded soldier for evacuation to the dog sled from the battlefield.
(clica nas imagens)

A primeira ligação é para um blog pessoal com ênfase na Batalha de Estalinegrado, do mesmo autor do blog o Companheiro Vasco. A segunda ligação é para uma nova e curiosa página do facebook sobre as enfermeiras soviéticas no campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários: