terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Rumo ao fascismo e à Guerra?

Ler os artigos de Miguel Urbano Rodrigues (MUR) é sempre um prazer, mas um prazer perturbado pela barbárie em reflexão nos seus textos. A sua mais recente publicação é - ler aqui - sobre a Lei da Autorização da Defesa Nacional (NDAA) promulgada recentemente nos EUA - assunto de que já aqui falei no blog - e ao SOPA.

Sobre o SOPA diz:
No dia 24 de Janeiro, o Senado vai votar um projecto, o SOPA, que autoriza a Secretaria de Justiça a criminalizar qualquer Web cujo conteúdo seja considerado ilegal ou perigoso pelo governo dos EUA. De acordo com o texto em debate, a simples colocação de um artigo numa rede social pode motivar a intervenção da Justiça de Washington.
(...)
A lei, teoricamente motivada pela necessidade de combater a pirataria digital, será de aplicação mundial. Por outras palavras, se uma Web europeia, asiática ou africana publicar algo que as autoridades norte-americanas considerem "perigoso" pode ser bloqueada nos EUA por decisão da Justiça de Obama.

O texto do MUR vai inteiramente na direcção da série deste blog «Rumo ao Fascismo». Sobre o NDAA ele escreve:
Afirma Obama que a "ameaça da Al Qaeda à Segurança da Pátria" justificou a iniciativa que elimina liberdades fundamentais. A partir de agora, qualquer cidadão sobre o qual pese a simples suspeita de ligações com "o terrorismo" pode ser preso por tempo ilimitado. E eventualmente submetido à tortura no âmbito de outra lei aprovada pelo Congresso. 
Os sete maiores orçamentos militares em 2010 (SIPRI).
Claro que tudo isto não está desligado da crise económica e da necessidade e interesse do imperialismo norte-americano pela dominação planetária. Os meios de controle e opressão às populações aumenta com desenvolvimento da luta popular dentro do próprios EUA, luta que poderá importunar os negócios e as ambições militaristas da classe dirigente. Lembrar que esse país é responsáveis por cerca de 42% dos gastos militares no mundo e apoiado por uma NATO que atrela outros tantos orçamentos militares avultados.

Mas falta no artigo de MUR uma referência aos campos prisionais da FEMA que têm sido construídos nos EUA. Trata-se de um detalhe importante na compreensão dos perigos que vive o povo norte-americano. Sobre esses campos sugiro a (re)leitura deste meu post* e o visionamento dos vídeos ali linkdados. É um país caminhado para ser "um Estado totalitário militar com traje civil".

Esta ênfase nos EUA é devido ao peso que tem esse país que, sendo ainda a maior potência mundial e capitalista, serve como montra do que nos pode esperar o futuro aqui na Europa, onde à nossa maneira vamos já em trilho parecido «Rumo ao Fascismo: ver aqui e aqui, por exemplo.

Como evitar este rumo? A resposta encontra-se na luta organizada e no socialismo, penso. Mas tu é que sabes.

Sem comentários: