quarta-feira, 26 de março de 2014

Sobre a Ditadura do Proletariado... e a outra

Porque toda a gente defende uma ditadura, publico esta citação para direccionar quem por aqui me vai lendo para um texto que escrevi no no blog Da Peste à Centelha. Aqui:

segunda-feira, 17 de março de 2014

Cosmos em Doze Compassos

Hoje de manhã revi o primeiro episódio de Cosmos [1], de Carl Sagan, e agora à noite o primeiro da nova versão.  Como ambas as versões têm no primeiro episódio o mesmo guia geral, perdi parte da emoção que teria caso o tivesse visto sem rever a versão de Sagan. De manhã fui esmagado pela mensagem geral do episódio: "somos feitos de poeira estrelar" [we are made of star stuff]. Demasiado pequeninos no tempo e no espaço.

Mas se pequeninos nos sentimos por saber que nada mais somos que uns grãos de poeira estrelar, pessoalmente, ao ver a sonda Voyage 1 com o melhor que a espécie humana produziu simbolizada ao som dos Blues, comovente, senti um peculiar orgulho em ser um dos biliões de primatas pertencentes à espécie humana. São doze compassos de música enviados para o imenso espaço que demonstram como somos poeira estrelar bem interessante.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Rumble Fish (1983)

Absurdo. Tão inútil! Caminhar sob pulsões biológicas, somente. Prazer? No quê? Simplesmente caminhar a partir de pulsões biológicas. Haverá outras? Para quê?

E quando surge cor? Fugaz.

(Filme na íntegra aqui)

segunda-feira, 3 de março de 2014

Folheto: «Não à Moeda Única! Sim ao Referendo!» (1997)

Este folheto foi criado e distribuído pelo PCP em 1997. Transcrevo os quatro pontos chaves deste lado da «cassete»:
Clique na imagem para ler o folheto
1. PORTUGAL CADA VEZ MAIS DISTANTE DOS PAÍSES RICOS.

2. MAIS DESEMPREGO, MAIS GOLPES NOS DIREITOS SOCIAIS, BAIXOS SALÁRIOS, FALÊNCIAS.

3. SACRIFÍCIOS PARA LÁ ENTRAR E SACRIFÍCIOS AINDA MAIORES PARA LÁ CONTINUAR.

4. SOBERANIA NACIONAL REDUZIDA A MUITO POUCO, PORTUGAL A SER GOVERNADO DO ESTRANGEIRO.


A merda é a «cassete» ter estado correcta este tempo todo e nós termos entrado no Euro. Como é que algo tão importante não foi referendado?!