sábado, 31 de dezembro de 2011

O Eclipse do Sol

A Matemática é uma coisa que dava jeito. Sei que ela era útil para calcular áreas, percentagens, relações entre quantidades, e outras excentricidades da sociedade moderna. Sim, ela era útil! A matemática era útil antes de o jornal Sol a ter abolido. Eu explico.

Esse jornal noticiou que «Greves tiram 8 milhões de euros de receita à CP este ano». À primeira vista pensei que era uma daquelas notícias para tentar colocar a população contra os grevistas e evitar que estejam contra governos ou administrações da CP. Mas, na verdade, o que o Sol queria era eclipsar a Matemática e subtilmente esqueceu-se de disponibilizar dados obviamente pertinentes que dariam significado aos 8 milhões referidos. Bastaria, no mínimo, terem acrescentado que a dívida da CP é de 3300 milhões de euros.

Mas, com o dado que nos é disponibilizado, apenas daria para calcular a área caso a CP fosse um quadrado, logo, se fosse o caso, a área da empresa seria de 8 milhões vezes 8 milhões, igual 64 milhões de euros quadrados de área. Para percentagens e relações entre quantidades já seria preciso mais dados, e caso tivessem disponibilizado somente o dado sobre dívida total da CP poderíamos então concluir, por exemplo, que... vejamos:
  • com uma simples regra três simples podemos concluir que as greves afinal apenas representam 0,24% da dívida da CP; [link]
  • dividindo os 3300 por 8 milhões poderíamos ficar a saber que dívida da CP equivale a mais de 412.5 anos de greves como as de 2011 - mais de quatro séculos!
 O grave nisto não é a ocultação de informação que impossibilita tirarmos conclusões importantes. O grave disto não é a inocente tentativa de manipulação para nos virar contra os trabalhadores da CP. O grave disto é que estudei mais de uma dezena de anos Matemática para nada. Ela foi vítima do eclipse do Sol. Haja Jazz:

Sem comentários: