domingo, 8 de junho de 2014

Diogo Morgado em A Guerra dos Tronos - Jornalismo?

link
Praticamente deixou de haver jornalismo. O negócio agora é outro. Estamos tão habituados à mediocridade actual que nem lembramos ou sabemos o que é jornalismo.

Este exemplo é revelador do nível degradante a que chegou a generalidade da imprensa escrita.

O Cabelo do Aimar inventou uma notícia numa conhecida ferramenta de criação de notícias falsas. A malta costuma usa-la para brincar com os amigos. Escreveu ele que o actor Diogo Morgado teria sido escolhido para integrar o elenco da série A Guerra dos Tronos - treta, claro!

Resultado? O DN, um dos ditos jornais de referência, botou notícia com fontes e tudo. Bom trabalho!

Depois foi só copiar e colar, às vezes acrescendo um toque "jornalístico" para aparentar originalidade, por esses jornais fora. Ao menos, desta vez, a mentira não foi sobre algo importante como foi em relação à Ucrânia, Líbia, Venezuela...


Adenda:
A notícia de que Diogo Morgado deverá integrar Game of Thrones acabou de passar no Jornal da Tarde da SIC. Tão surreal que já não sei se este post é a verdade ou a mentira.

Adenda segunda:
A Bola, Observador, CineBox da TVI (que entretanto percebeu que era treta)... Mas o JN vai mais longe e garante que Diogo entra na série. Capa do JN de hoje.

Adenda final:
Comprovativo.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Desembarque na Normandia, ou as distorções da História

(texto de Margarida Tengarrinha)

Reunir-se-ão hoje, com Obama, os vários chefes de Estado europeus (entre eles também estará Putin), para comemorar na Normandia o que todos os meios de comunicação social não deixarão de chamar "o momento (ou a batalha) decisivos para acabar a Segunda Guerra mundial e derrotar Hitler", por estas ou outras palavras, será este o tom geral.

Para defender a verdade histórica, porque estive na União Soviética nos sítios das verdadeiras batalhas decisivas, vi as ruínas e as terríveis destruições provocadas pelo exército nazi, conheci alguns sobreviventes e falei com eles do simples e modesto heroísmo dos verdadeiros herois que não podiam esquecer, e assim conheci a verdade histórica nos próprios locais, quero com as palavras simples da verdade, concorrer para repô-la.

Quando se formou a Aliança dos Estados que combatiam o exército nazi, Roosevelt e Churchill comprometeram-se perante Estaline a abrir a segunda frente (a ocidente) em 1941. Foram adiando enquanto os exércitos nazis invadiam a URSS e chegavam a Leninegrado, Moscovo e Estalinegrado, enquanto Hitler ia clamando vitória. A tal segunda frente não se abria... só se abriu, com a entrada na Normandia, em Junho de 1944.

Entretanto, o que acontecia na Rússia?
  • A Batalha de Leninegrado decorreu entre 10 de Junho e 1941 e 1 de Março de 1944. Foi o cerco de uma cidade mais longo de toda a História mundial. O bloqueio foi rompido a 7 de Janeiro de 1943 e as tropas soviéticas passaram ao ataque em 14 de Janeiro de 1944. E em 1 de Março desse ano lançaram uma poderosa ofensiva que fez recuar as linhas inimigas entre 220 a 280 quilómetros dos limites da cidade.O exército nazi só recuou definitivamente dessa frente em Agosto de 1944.
  • A Batalha de Moscovo decorreu entre 30 de Setembro de 1941 e 20 de Abril de 1942. As tropas soviéticas passaram à ofensiva nos dias 5 e 6 de Dezembro de 1941. Entre 7 e 10 de Janeiro de 1942 lançaram uma ofensiva em todas as frentes. Em Abril de 1942 o inimigo tinha recuado entre 100 a 200 quilómetros para longe da cidade.
  • A Batalha de Estalinegrado decorreu entre 7 de Julho de 1942 e 2 de Fevereiro de 1943. As tropas soviéticas passaram à ofensiva nos dias 19 e 20 de Novembro, conseguindo cercar 28 divisões alemãs (330 mil homens) e impor a rendição às tropas do General Von Paulos (91 mil homens).
  • A Batalha de Kursk - as tropas alemãs, que iam recuando, lançaram um poderoso contra-ataque mobilizando toda a sua capacidade em tanques e carros blindados. Esta batalha, na região chamada "o Arco de Kursk" decorreu entre 5 de Julho e 23 de Agosto de 1943 e foi decisiva para a expulsão do Exército Alemão da terra russa. A seguir, o Exército Soviético começou a libertação da Polónia, avançou para a Moldávia e Roménia e Checoslováquia.
A chamada "abertura da Segunda Frente", com o desembarque na Normandia das tropas britânicas e americanas, que é comemorado hoje, deu-se no dia 6 de Junho de 1944, quando o exército alemão já estava em pleno recuo e as tropas soviéticas, avançavam para Berlim, que de facto tomaram.
(texto retirado daqui: https://www.facebook.com/margarida.tengarrinha/posts/1418776138403178 )