quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que leva à falta de habitação ou a habitações insalubres?

Parte da capa do DN do dia 25/10/2012
(...) não pode existir sem falta de habitação uma sociedade em que a grande massa trabalhadora depende exclusivamente de um salário, ou seja, da soma de meios de vida necessária à sua existência e reprodução; na qual novos melhoramentos da maquinaria, etc, deixam continuamente sem trabalho massas de operários; na qual violentas oscilações industriais, que regularmente retornam, condicionam, por um lado, a existência de um numeroso exército de reserva de operários desocupados e, por outro lado, empurram temporariamente para a rua, sem trabalho, a grande massa dos operários; (...). Numa sociedade assim, a falta de habitação não é nenhum acaso, é uma instituição necessária e, juntamente com as suas repercussões sobre a saúde, etc, só poderá ser eliminada quando toda a ordem social de que resulta for revolucionada pela base. (daqui)
(Engels, em Para a Questão da Habitação, 1872/73)
Adenda:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Relatório fidedigno conclui: Portugal já produz a Bomba!

No seguimento das nossas irrefutáveis provas da existência de um campo de concentração na Panasqueira, o Comité dos Direitos Humanos no Portugal (CDHnoP) disponibiliza finalmente as evidências de que Portugal está prestes a conseguir a sua primeira Bomba Antónia. Um cientista dissidente do regime garantiu que na Central de Sines já está concluído o processo que permite o "Excelentíssimo Chefe" de Estado da República Portuguesa obter eucalipto empobrecido.

Disto o jornal Expresso não inventa (ou inventa?), e recusa-se a publicar, apesar de o "Excelentíssimo Chefe" ameaçar mais que uma vez que vai falar embora diga sempre que já disse tudo. Há uns anos demonstrou publicamente o deleite perante a tortura de bovinos açorianos através de robôs agarrados às suas tetas. Sádico! Agora, que este delirante "Chefe de Estado" possui eucalipto empobrecido, teme-se por todas as vacas do mundo. A ameaça de uma guerra antónia paira sobre a humanidade.

Aqui estão as temidas provas que o jornal Expresso ainda não divulgou por comprometimento com o regime: 

(clique numa imagem para as ampliar)



Apelamos à comunidade internacional que imponha sanções. Libertem Portugal à bomba deste sinistro "Excelentíssimo Chefe" tal como fizeram no Iraque e na Líbia. Oh NATO, por favor, liberte as nossas tetas destes encavacados robôs.

sábado, 27 de outubro de 2012

Campo de Concentração da Panasqueira

(clicar para ampliar)
De fonte fidedigna:
Imagens de satélite impedem o regime de negar a existência de campos de concentração.

Os prisioneiros, "condenados" a prisão perpétua, não têm qualquer contacto com o exterior. Testemunhos de antigos guardas indicaram que os prisioneiros, alguns dos quais crianças, eram utilizados como cobaias para experiências médicas e militares. Já nem podem jogar à bola.

O regime prepara um congresso para breve. Decidirão qual a empresa de distribuição que deverá ser escolhida para seleccionar os mais gordos e produzir manteiga.

Alguns dirão que "lá começaram eles com a diabolização"! No entanto, o jornal Expresso sabe que a comunidade internacional vai na ONU defender em linha para meter as vítimas em fora-de-jogo.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Genesis - Ripples (Live at the Lyceum, 1980)

Esta é a par com outras duas ou três bandas de rock a minha preferida. Os Genesis eram, sobretudo na fase em tinham como vocalista Peter Gabriel, absolutamente incríveis. Já outrora houve uma referência a eles neste blog (aqui). Para mim, a melhor banda de progressivo.

Esta música surge já na fase pós Peter Gabriel. É algo absolutamente mágico. O interlúdio instrumental, entre dois dos refrões cantados pelo Phil Collins, é algo maravilho e de assinalar.

Parece tudo bater certo, ficar em harmonia, em uma palavra: beleza.

domingo, 21 de outubro de 2012

Da Islândia sobre a Islândia (nova versão)

Apaguei o post «Da Islândia sobre a Islândia» que publiquei na sexta-feira. Ele continha uma resposta dada por uma pessoa que vive na Islândia. Apaguei, porque a autorização que tinha para divulgar o texto que me foi enviado, afinal, era somente para o fazer por mail e não para publicar aqui. Se alguém o quiser ler, peça, que lhe enviarei o texto.

O texto foi uma resposta ao vídeo «Aconteceu na Islândia», e dá para resumi-lo nos seguintes pontos:
  • Não é à primeira revolta, pressão, ou manifestação popular que se faz cair um governo no mundo.
  • A reescrita da nova constituição será corrigida e aprovada pelo parlamento, ou seja, no final serão os deputados que a vão moldar e fazer aprovar.
  • Os governantes do conservador Partido da Independência, que estavam no poder à mais de 14 anos (sozinhos ou coligados) e comprometidos com os banqueiros, estão novamente a subir nas intenções de votos. Tudo leva a crer que ganharão as próximas eleições, regressando todos, de novo para o poleiro.
  • Aliás, diga-se que o ex-primeiro ministro e director do banco da Islândia na altura do colapso económico, Davíð Oddsson, é o director do maior jornal do país. Ele redesenhou varias vezes a lei que permitiu aos bancos actuar da forma que actuaram. Nunca foi incomodado por isso, e foi premiado em 2009 com o cargo de director do maior jornal do país.
  • Como era de esperar, o julgamento do Primeiro Ministro, deu recentemente em nada. E esse julgamento só foi adiante pois era também politico. Assim, julgou-se e ele ficou em liberdade, agradando a todas as partes. 
  • Até hoje, não existe um alto implicado da bancarrota da Islândia preso, e não existe fuga massificada para o exterior dos implicados da bancarrota. E assim vai ser com todos e já nem os islandeses tem esperança de ver algum responsável implicado na bancarrota de um dia pagar por isso.
A mensagem não era muito optimista e dava a entender que no exterior se fantasiava um pouco a realidade islandesa terminando a dizer que "o jardim dos outros é sempre mais verde que o nosso". A mim, parece-me, pelo que conheço da Islândia, que aquele país é realmente um bocado para o verde. Talvez seja um erro de percepção.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cerco a São Bento (12 de Novembro de 1975)


Isto é um excerto retirado de Scenes from the Class Struggle in Portugal de Robert Kramer. Pode ser visto na integra aqui.

Para ler mais sobre o assunto, aqui.

domingo, 14 de outubro de 2012

kontra korrente

Acabo de acrescentar mais um blog à lista da barra lateral "De olho nestes". Chama-se kontra korrente e tem como autor um autores dois dos bloggers mais interessantes que tenho lido, por isso, arrisco já esta recomendação. O primeiro post podia ir directo para a secção deste blog «Rumo ao Fascismo», e pode ser lido aqui.

edit:
Não ia adivinhar que não era só o Bruno Carvalho (que me fazia ler o 5Dias) e era antes um colectivo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Felicitaciones... Hugo, Venezuela, América Latina...

Chavez foi reeleito. Gostaria de escrever mais sobre o assunto. O processo político que há anos ocorre na Venezuela tem para mim um significado pessoal importantes. Foi ao tentar compreende-lo, que percebi a descomunal distância entre o que dizia os média que via e a realidade. Isso, na altura, foi um choque; também uma ruptura da maneira como olhava para o mundo. Em mim, ocorreu um processo de consciencialização política sem precedentes e com resultados improváveis à priori. Portanto, tinha que assinalar este acontecimento e mostrar a minha satisfação.



A diabolização mediática diga o que disser. Não precisamos de pensar como a TV. Não é difícil aceder a informações sobre a Venezuela e tentar compreender o processo político que ali ocorre nos últimos anos. Esta é uma excelente notícia para a Venezuela, a América Latina, e para o mundo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Estou a pensar ir para puta

Não publiquei nada sobre a manifestação de sábado, nem ia publicar nada nestes dias, pois tenho que estudar para um teste. Mas, agora, vi uma proposta de emprego que muitos de vós estarão interessados e percebi que era bem mais gratificante escrever isto do que estudar. De certeza que um de vós estará interessado em tal oportunidade de uma vida. Vejamos:

Estão a contratar um Engenheiro Civil com licenciatura ou mestrado integrado (portanto, 5 anos de formação), no Técnico (IST) ou na NOVA; com experiência; com bom domínio do inglês e, também, do francês (falado, escrito e oral). Isto, para um trabalho a full-time, das 9h às 18h.

Em troca, oferecem o ordenado de 485€, mais um miminho: um seguro de saúde. Mas há mais boas notícias: o contrato é a termo e por 6 meses, pelo qual, depois, assim que desempregado, poderás ver a coisa como uma oportunidade na tua vida.

Mas é como diz o ditado alentejano: "Antes assim do qui piori". Aqui!